Brasília tem Cultura Popular

Cia. Circênicos

A Cia. Circênicos fundada em 1 de Abril de 2006, em Brasília, realiza um trabalho que mescla diversas manifestações artísticas. Nos espetáculos, a companhia reúne técnicas do circo, teatro, artes visuais, música, folclore, dança e ilusionismo. A partir de pesquisas em técnicas clássicas e experimentações contemporâneas desenvolveu-se uma linguagem lúdica muito particular, apresentadas por personagens fantásticos que parecem ter saído de um desenho animado. A Cia se destaca no cenário do circo mundial, e ja circulou por mais de 30 países e por 4 continentes.

Cia. Circênicos

De origem brasiliense, a Cia. Circênicos fundada em 1 de Abril de 2006, realiza um trabalho que mescla diversas manifestações artísticas. Nos espetáculos a companhia reúne técnicas do circo, teatro, artes visuais, música, folclore, dança e ilusionismo. A partir das pesquisas em técnicas clássicas e experimentações contemporâneas desenvolveu-se uma linguagem lúdica muito particular, apresentadas por personagens fantásticos que parecem ter saído de um desenho animado.

A Cia. Circênicos foi criada por Gabriel Marques e Dan Marques, e ao longo desses anos já trabalhou com mais de 30 artistas nacionais e internacionais no elenco de seus espetáculos. Hoje a Cia tem como núcleo principal Gabriel Marques, Dan Marques, Filipe Duque e Arthur Marques.

Com o objetivo de levar aos mais variados públicos esses curiosos espetáculos, a Cia. Circênicos desenvolve estruturas, cenografias e roteiros que podem ser apresentados em espaços convencionais e não convencionais, como teatros, lonas de circo, praças, escolas, hospitais e no meio das pessoas em grandes festas. A companhia tem rodado o Brasil e o mundo com suas ações e espetáculos.

No ano de 2011, recebeu dois prêmios internacionais em festivais europeus, com o espetáculo de rua “Funnykito”. O prêmio especial “Coup de Coeur du Jury” no Festival des Artistes de Rue de Vevey 2011, na Suíça e o prêmio de melhor espetáculo infantil no festival de arte de rua Usedomer kleinkunsfestival 2011, em Heringsdorf na Alemanha, em 2012 recebeu o prêmio de 3º lugar categoria “Melhor Espetáculo" no Festival Pinneberger Kleinkunstfestival 2012.

Em janeiro de 2013, a companhia através do projeto “Ocupação Artística da Antártica” apresentou o pela primeira vez na historia da humanidade um espetáculo de Circo na Antártica, o espetáculo “Mr. Bugiganga”. Em março de 2013 realizou o 1º Sarau Circênicos em Brasília, com patrocínio da Funarte e filmou o seu primeiro curta-metragem “Sutil Encanto", com patrocínio do FAC (Fundo de Apoio a Cultura) e pela Secretaria de Cultura do DF, um filme que fala sobre o universo circense e artístico filmado em Brasília. Também em 2013 o espetáculo "Circênicos Varietê", um espetáculo de rua de grande porte, patrocinado pelo FAC-DF. O espetáculo acontece no picadeiro do maior pequeno circo do mundo, um circo mambembe montado em cima de uma camionete antiga.

Acompanhe nas redes:

Galeria de Fotos

Fotos por Paula Carrubba