Brasília tem Cultura Popular

Chinelo de Couro

A banda brasiliense, formada em 2012 por quatro mulheres, Chinelo de Couro é uma mistura maravilhosa de forró, coco, ciranda, maracatu, entre outros ritmos brasileiros. O repertório é composto por músicas autorais, de domínio público e de grandes compositores da música brasileira. A banda tem como característica principal do grupo a substituição da sanfona pela rabeca.

Chinelo de Couro

Chinelo de Couro é uma banda brasiliense, formada em 2012 por quatro mulheres, cujo repertório varia entre forró, coco, ciranda, maracatu, entre outros ritmos brasileiros. A característica principal do grupo é a substituição da sanfona pela rabeca. A banda apresenta músicas autorais, de domínio público e de grandes compositores da música brasileira.

Com uma pesquisa voltada para a cultura musical nordestina, as integrantes do Chinelo de Couro conferem flexibilidade à instrumentação, ao inserirem pífano e guitarras elétricas em seus arranjos. Quando é necessária a substituição de alguma integrante, o grupo conta com amigos, que propõem ainda mais diversidade ao trabalho. Também fazem parcerias nas composições, junto a artistas do circuito musical em que vivem.

Em 2013, o Chinelo de Couro ganhou dois prêmios musicais – o Festival Universitário de Música (FINCA) e o Primeiro Festival de Forró Pé de Serra da APCEF (Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal do Distrito Federal). Chinelo de Couro já se apresentou dois anos seguidos no Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, em São Jorge (GO), e em 2013 esteve no Festival de Rabecas de Bom Jesus (PI) e na Marcha Mundial das Mulheres (SP).

Texto: http://brasilia.memoriaeinvencao.com/chinelo-de-couro/

Acompanhe nas redes:

Galeria de Fotos