Brasília tem Cultura Popular

Capoeira Beribazu

O Grupo Beribazu, fundado em 1972 pelo Mestre Zulu, considera a capoeira um patrimônio sociocultural universal, relacionando sua prática pedagógica com temas ligados à vida cotidiana, e incentiva seus componentes à reflexão e à crítica, na busca da construção de uma sociedade mais humana e fraterna.

Capoeira Beribazu

Fundado pelo Mestre Zulu em 1972, o Grupo de Capoeira Beribazu teve sua primeira sede Colégio Agrícola de Brasília, localizado na cidade de Planaltina (DF). Conforme seu fundador, o Grupo Beribazu fundamenta sua filosofia e suas ações no binômio “arte-luta”, congregando as características da capoeira como folguedo de origem popular, expressão artística e modalidade de luta.

Em 1994, após o afastamento do Mestre Zulu, o Grupo de Capoeira Beribazu passou a ser conduzido por um coletivo de Mestres e Contramestres, denominado Conselho de Mestres.

Engajados nesse contexto, mestres, contramestres e demais docentes da entidade buscam sempre ampliar seus conhecimentos e sua qualificação profissional. Alguns optaram por realizar sua formação acadêmica em áreas ligadas à educação, dirigindo estudos e pesquisas para os temas relacionados à capoeira. Por essa razão, Beribazu é um Grupo internacionalmente reconhecido por seu pioneirismo nas pesquisas sobre a capoeira, sua história, seus fundamentos pedagógicos e suas tradições. O Grupo atua, também, na educação informal e em muitos outros espaços institucionais como academias, clubes, condomínios, associações comunitárias e projetos sociais.

O Grupo Beribazu considera a capoeira um patrimônio sociocultural universal, relacionando sua prática pedagógica com temas ligados à vida cotidiana, e incentiva seus componentes à reflexão e à crítica, na busca da construção de uma sociedade mais humana e fraterna.

Contando com o reconhecimento da sociedade pelo trabalho que vem desenvolvendo em seus quarenta e cinco anos de atuação, o Grupo Beribazu é regido juridicamente por um Estatuto que define seus objetivos e orienta suas ações.
Atualmente, o Conselho de Mestres do Grupo é coordenado por uma dupla de seus membros, mestres ou contramestres, com alternância a cada quatro meses.

Com base na última edição do Cadastro de Estagiários e Docentes (dez. 2017), o Grupo Beribazu conta atualmente com 215 docentes, sendo 19 Mestres (3 Mestres Dignificadores e 16 Mestres Edificadores), 15 Contramestres, 2 Mestrandos, 34 Instrutores, 50 Monitores e 95 Estagiários.

​Além do Distrito Federal, onde se desenvolveu inicialmente, o Grupo Beribazu pode também ser encontrado nos Estados de Goiás, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Maranhão, Ceará e Piauí. A partir do início dos anos 1990, as atividades foram expandidas para diversos países. Além do Brasil, atualmente, o grupo desenvolve trabalhos de capoeira na Argentina, Austrália, Itália e Polônia. O Grupo já possuiu, também, núcleos de ensino regular na França, Estados Unidos, Suíça, Portugal e Reino Unido.

Acompanhe nas redes:

Galeria de Fotos