Brasília tem Cultura Popular

Boi do Seu Teodoro

O Boi de Seu Teodoro é um grupo de bumba-meu-boi que migrou para Brasília à época da construção da nova capital, e continua em atividade até hoje, em Sobradinho (DF).

Sobradinho

Boi do Seu Teodoro

A história do Boi de Seu Teodoro, bem como de seus integrantes, revelam aspectos importantes de um período do Brasil: a mudança da capital do Rio de Janeiro para Brasília e o consequente desvio de fluxo migratório de maranhenses.

Teodoro Freire e sua trupe chegaram a Brasília em 1963, vindos do Rio de Janeiro, para construir a capital como trabalhadores assalariados, chamados de "candangos” em oposição aos "pioneiros" — classes média e alta que assumiram cargos públicos.

Com base em seu valor histórico e artístico o Boi de Seu Teodoro foi declarado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, por meio de seu registro no Livro de Celebrações do Distrito Federal, em 2004. O ato é reconhecido nacional e internacionalmente, inclusive, pela Unesco.

O Boi de Seu Teodoro tem sede no Centro de Tradições Populares de Sobradinho, O terreno foi doado a Seu Teodoro pelo GDF, para que fizesse a gestão de um núcleo de folclore, onde se pudesse brincar o Boi, o Tambor, a Quadrilha e se promovesse a difusão das tradições populares maranhenses.

O grupo apresenta e celebra a magnitude histórica e artística do Bumba Meu Boi, com o objetivo de sistematizar o conhecimento e promover a mobilização dos detentores desse patrimônio, por meio de festejos, apresentações e oficinas na própria sede, nas escolas e em eventos culturais e sociais.

Acompanhe nas redes:

Galeria de Fotos