Há 10 anos, no Gama (DF), o Bando Matilha nasceu da expressão tradicional afro mais conhecida da cultura popular brasileira: a Capoeira. A musicalidade, a dança e a mandinga dos grandes mestres e mestras estão presentes nas apresentações do Bando. É um verdadeiro passeio por todas as faces de nossa cultura ancestral: angola, regional, dança do fogo, maculelê e puxada de rede.
É um coletivo de artistas populares com uma profunda vivência nas culturas tradicionais de matrizes africanas, em destaque a capoeira regional e angola. Formado por professores de capoeira realiza ações formativas no âmbito cultural educacional e social em escolas na cidade do Gama e Recanto das Emas, e se faz atuante na acessibilidade, popularização e promoção das culturas populares e manifestações afro-brasileiras. Além de ações nas escolas públicas do Distrito Federal, o grupo promove intervenções culturais nas ruas e praças em diversas Regiões Administrativas do DF, como , rodas de capoeira, oficinas em parques públicos e exibições de espetáculos culturais.
Trazemos a beleza das diferentes técnicas de abordagem interativa junto ao público, o uso de diversas linguagens artísticas, figurinos simbólicos e coreografias acrobáticas que desafiam o limite do corpo humano, entre o tempo e espaço. A busca pela paz, o antirracismo, a disseminação da riqueza de nossa cultura com respeito. E a alegria é nosso cotidiano.