A ABADÁ CAPOEIRA é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como objetivo a difusão da cultura brasileira através da arte capoeira. Seu exercício é um forte instrumento de integração social e da recuperação da noção de cidadania. Atualmente é uma das maiores divulgadoras da cultura nacional e da língua portuguesa no mundo. Está representada em todos os estados brasileiros e em 35 países, com cerca de 50 mil associados que mantêm contato através de cursos, seminários, palestras e projetos sociais.
Com a filosofia de desenvolver a capoeira, seja buscando a elevação do nível técnico e teórico dos capoeiristas, valorizando uma cultura genuinamente brasileira, ou resgatando alguns valores humanos. A ABADÁ-CAPOEIRA contribui ao capoeirista em sua formação pessoal de caráter, respeito, dignidade e liberdade.
As atividades da ABADÁ estão fundamentadas em alguns ensinamentos da capoeira Regional, através do Mestre Bimba e outros da capoeira Angola. Unindo as duas vertentes cria-se uma unidade da qual é preservada a tradição, o fundamento, a técnica, o uniforme e o cuidado e zelo na confecção dos instrumentos. A evolução dá-se pela criatividade dos capoeiristas, da vivência, do aprimoramento técnico, do respeito mútuo no aprendizado e da união dos componentes do grupo.
Em Brasília o trabalho da ABADÁ começou há 14 anos, com o Mestrando Morcego (Rogério Silva) que almejou divulgar a cultura brasileira sem fazer distinção de idade. Crianças de 2 anos e adultos de 80 são sempre bem-vindos ao grupo que no DF encontra-se em diversos locais como academias, clubes, escolas e espaços públicos.