Brasília tem Cultura Popular

Circo Teatro Udi Grudi

O Circo Teatro Udi Grudi foi fundado em Brasília em 1982. É um dos mais antigos grupos de circo teatro contemporâneo do Brasil e completa 38 anos neste ano. Parte dos membros idealizou e realizou o projeto parque sonoro DiverSom, um playground musical, sucesso entre a criançada, que percorreu parques públicos do DF.

Circo Teatro Udi Grudi

A companhia Udi Grudi surgiu em Brasília em 1982, a partir da montagem de uma peça de nome Circo Udi Grudi, de Jeanne Marie. Luciano, Marcelo e Márcio então formaram o grupo que, no ano seguinte, montou a primeira peça Gambira goiaba. No começo da trajetória pelo Distrito Federal, o grupo desenvolveu projetos culturais enquanto emergia em intensa pesquisa sobre a linguagem circense. “Os meninos aprenderam muita coisa do circo tradicional, como malabares e acrobacia”, explica Leo.

O grupo montou, posteriormente, o espetáculo Menina dos olhos, sob direção de Hugo Rodas. Dentre os prêmios conquistados pelo trabalho, três prêmios APAC-DF (Melhor trilha sonora, melhor espetáculo infantil e melhor cenário) e o prêmio Concorrência Fiat de 1989. Foi a partir de 1998, que entrou em cena a diretora Leo Sykes, dirigindo os palhaços da Udi Grudi na nova peça O cano. “Foi a primeira vez que o grupo saiu do Distrito Federal e proximidades”, ela relembra.

É preciso, para a diretora, ordenar em ordem alfabética os países por onde o espetáculo passou para conseguir lembrar de todos. Ela conta como o grupo foi recebido no festival Sesc de São Paulo, em 1999. “Éramos desconhecidos de Brasília, colocaram a gente para se apresentar às 10h da manhã, mas fizemos muito sucesso lá. Um produtor suíço nos levou para o festival de Edimburgo. A apresentação também foi marcada para 10 horas e de novo, éramos como desconhecidos também”, ela relembra.

O cano fez muito sucesso em Edimburgo, o que garantiu para o Udi Grudi diversas avaliações positivas da crítica e uma infinidade de convites para outros festivais. O grupo ganhou, no festival de Edimburgo, o prêmio The Herald Angel Award. Os palhaços também já foram presenteados com a comenda da Ordem do Mérito Cultural do Distrito Federal.
O Parque DiVerSom, playground musical, é sucesso entre a criançada por onde passou. Os idealizadores, artistas inventores e integrantes do Circo Teatro Udigrudi, Marcio Vieira e Luciano Porto, apostam que ao brincar coletivamente a criança estabelece relações sociais, culturais, afetivas e o contato com a música tem grande importância para seu desenvolvimento sensorial e cognitivo. Para eles, “A música e o brincar são imprescindíveis para a formação integral do ser humano e, por conseguinte, para uma sociedade mais justa, pacífica e evoluída”.

Acompanhe nas redes:

Galeria de Fotos