Grupo de Cultura Popular Brasileira com enfoque na tradição das bandas de pífano nordestinas. O Mestre Zé do Pife, pifeiro com mais de 65 anos de carreira é acompanhado pelas Juvelinas, sete jovens musicistas, em músicas autorais e de domínio público! Natural de São José do Egito (PE), Mestre Zé do Pife, também conhecido como Seu Zé, é tocador e fabricante de pife há 50 anos. É também compositor de versos e aboios de vaqueiros. Quando jovem, trabalhou como lavrador e na construção civil. Radicado em Brasília há mais de 20 anos, formou em 2007 a banda de pífanos Mestre Zé do Pife e as Juvelinas, agregando jovens mulheres que conheceu em suas andanças pela capital federal. O grupo entende que a cultura nordestina é raiz fundante da identidade brasiliense e brasileira e, por isso, busca sua difusão e atualização através de projetos, apresentações e oficinas.
Na estrada do Mestre, consagrado pelo povo e pelo Prêmio Culturas Populares e Ação Griô Nacional (MinC), já são dois CDs: “Zé do Pife: de avô para neto” (2008) e “De Brasília a São José do Egito” (2010). Em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), Seu Zé ministra desde 2007 oficinas de pífano semestrais, dentro da Universidade. Foi lá que começaram os encontro com as Juvelinas.
As Juvelinas nasceram no segundo semestre de 2007 de uma vontade antiga do Mestre Zé do Pife em formar uma banda de pífanos na capital federal. Zé do Pife adotou as Juvelinas como aprendizes e tocadoras de uma banda de pife nada tradicional.
A formação da banda inclui diversas vozes, um pífano principal tocado pelo Mestre, dois pífanos auxiliares, caixa, pratos, triângulo e zabumba, entre outras percussões, além de intervenções com instrumentos melódicos como sanfona e rabeca.
Alguns arranjos reconfiguram músicas populares numa leitura inusitada, que leva a marca registrada da banda e aproximam diversos públicos das tradições nordestinas, enquanto outros se aproximam da estrutura musical das bandas de pífano tradicionais, resgatando as tradições nordestinas. As músicas são acompanhadas de danças, bonecos e brincadeiras tradicionais, executadas ao tom e ao ritmo da popularidade brasileira que remontam e resgatam o imaginário popular.
As Juvelinas costumam passar tocando em feiras e praças de Brasília e acompanham o mestre em shows, andanças, oficinas e apresentações pela cidade e pelo Brasil, aprofundando e divulgando a cultura nordestina através do som do pífano e da percussão. O grupo entende que a cultura nordestina é raiz fundante da identidade brasiliense e brasileira e por isso busca sua difusão e atualização através do contato com o Mestre Zé do Pife. A ele e a tantos outros mestres que lutam pela sobrevivência da cultura popular, a nossa eterna admiração e imenso agradecimento!
Valéria Lehmann: Pífano, Viola e Voz
Kika Brandão: Pífano, Pandeiro e Voz
Naira Carneiro: Pífano, Sanfona, Ganzá e Voz
Maísa Arantes: Pífano, Rabeca e Voz
Dessa Ferreira: Caixa, Zabumba, Pandeiro e Voz
Isa Flor: Zabumba, Ganzá, Pratos, Matracas e Voz
Luciana Bergamaschi: Triângulo e Voz
Gutcha Ramil: Pratos, Zabumba, Matracas, Violino e Voz